quinta-feira, 5 de julho de 2012

) Conheça a dieta que elimina toxinas e ajuda a emagrecer




Maçã ajuda a desintoxicar o organismo. Crédito: Getty Images.
Você já reparou que, diariamente, nosso corpo é bombardeado por substâncias tóxicas presentes no ar, na água e até nos alimentos? O acúmulo dessas toxinas pode causar várias doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e contribuir para o aparecimento da obesidade. O que fazer para evitar tudo isso?
Uma boa saída é investir em uma alimentação saudável capaz de desintoxicar o corpo, como a detoxificação hepática. Como o próprio nome sugere, hepático é relacionado ao fígado, glândula que tem função antitóxica no organismo. “Essa dieta ajuda a limpar o corpo, prevenindo doenças de forma natural, apenas com a troca inteligente e orientada de alimentos”, explica a nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro.
De acordo com a especialista, essa dieta tem duração de 21 dias e deve garantir as necessidades básicas, incluindo a ingestão adequada de proteínas e aminoácidos essenciais, carboidratos, fibras e água pura, fundamental para promover a eliminação das toxinas.
“A dieta deve ser feita de maneira progressiva, com uma alimentação variada, rica em alimentos naturais e orgânicos potencialmente ricos em antioxidantes e flavonoides, fundamentais para ativação das reações bioquímicas e inativação dos radicais livres, que causam doenças”, afirma Luciana.
O bom dessa dieta é que diferentes partes do organismo passam por uma desintoxicação, já que, no processo há aumento da quantidade de nutrientesessenciais ao metabolismo de cada órgão e sistemas, como respiratório, urinário, digestivo e imunológico.
E como essa dieta contribui para o emagrecimento? As substâncias anti-inflamatórias presentes nesses alimentos favorecem a eliminação da celulite e a diminuição da gordura localizada! Quer saber quais são? Veja aqui exemplos bacanas:
• Maçã. É repleta de flavonoides (como a querticina), que tem ação junto com as vitaminas C e E, prevenindo danos hepáticos. A fruta tem também ação antioxidante.
• Berinjela. Contém ácido caféico e cinarina, que estimulam a produção da bile feita pelo fígado, reduzindo o colesterol e potencializando a eliminação das toxinas.
• Fibras, como aveia, linhaça dourada, gérmen de trigo e cevada. Elas têm um papel fundamental na desintoxicação, aumentando o trânsito intestinal para a eliminação de substâncias tóxicas.
• Folhas verdes, como couve, brócolis, repolho e rúcula. São ricas em compostos enxofrados bioativos com ação na prevenção do câncer.
• Raspas de limão. Na casca há óleos essenciais que contêm monoterpenos capazes de aumentar a resistência hepática.
• Curcuma ou açafrão da terra. Possuem a curcumina, um fitoquímico com capacidade antioxidante e anti-inflamatória.
• Chá verde. Rico em epigalocatequina-3-galato, substância que também tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, é termogênico, por isso, aumenta o metabolismo e a queima calórica corporal, contribuindo para o emagrecimento.