segunda-feira, 29 de março de 2010

Dê mais valor ao seu dia a dia e seja muito mais feliz


Monica Buonfiglio

Há quatro coisas que não voltam atrás: a pedra depois de solta na mão, a palavra depois de proferida, a ocasião depois de perdida e o tempo, depois de passado. (Anônimo)

O filósofo Horácio (65 a.C-8 a.C) lançou a sentença Carpe Diem Quam Minimum Credula Postero, ou seja, "colha o dia e aproveite o momento". Em outra tradução tem este significado: aproveite o dia presente e não queira confiar no dia de amanhã. Os latinos escreveram Age Quod Agis ("faça bem o que está fazendo) e Goethe poeticamente nos inspirou: "cada momento, cada segundo é de um valor infinito, pois ele é o representante de uma eternidade inteira".

A expressão Carpe Diem nos leva a dar o valor necessário ao presente embora poucos saibam quando ele se torna passado. O tempo é individual, embora já tenham dito que o presente dure em média três segundos e, para outros, de cinco a seis segundos para se tornar passado. Ele pode ser reduzido ou aumentado e isto depende do estado de calma ou tensão. Quanto mais se vive na realidade de acordo com seu psiquismo e moralidade aliados a serenidade e desapego, mais é possível prolongar esta faixa de tempo chamada presente.

O tempo está sempre voltado para a novidade, por isso não é possível medi-lo pelo número de anos que se vive, mas sim, por anos que foram vividos intensamente. Grandes homens viveram pouco como Jesus. Porém, ele concedeu a todos mais esperança.

Nosso espírito é uma centelha, uma fagulha de Deus. Em nosso corpo está depositada a alma, que junto ao espírito são invólucros da nossa personalidade. O corpo é apenas um empréstimo passageiro, pois somos seres espirituais. A vida deve ser aproveitada diariamente ao máximo, pois é um grande presente onde construímos alicerces sólidos para aperfeiçoar nossa existência, já que passamos por uma sucessiva série de acontecimentos cuja intenção é a de evoluir.

Ela interage de maneira espetacular, onde só descansamos na hora em que dormimos. Através de uma conexão espiritual, Deus exercita a mente humana e faz de nós seus grandes investigadores; porém Ele não quer que penetremos na senda dos mistérios antes do tempo permitido, pois é um Deus velado - escondido, que aos poucos irá "re-velar", para que se possa em parte Descobri-lo.

E como diz o filósofo: o tempo, ou o deus Cronos, só volta do passado para zombar daqueles que o deixaram passar.

Nenhum comentário: