quarta-feira, 13 de agosto de 2008

"O homem bom do seu coração tira o bem, e o mau do seu coração tira o mal, porque a boca fala do que o coração está cheio"Lucas 6:45


Você conhece alguém que só tem palavra ruim na boca? Nunca tem algo de bom para contar. Está sempre chateado, preocupado, aborrecido, de mau humor? Em compensação, certamente você conhece pessoas que têm sempre uma palavra boa, notícias boas, são otimistas, alegres, embora, muitas vezes, estejam enfrentando sérios problemas, não é mesmo?

Por que as pessoas são tão diferentes? Jesus disse que é a forma, a maneira como nós enchemos o nosso coração, a nossa mente. De que você tem enchido o seu coração?

Principio Bíblico: "O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o mau do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque a boca fala do que o coração está cheio." Lucas 6:45

Jesus, um dia, falava a uma grande multidão sobre vários assuntos: a vingança, o amor ao próximo, o cego que guia outro cego, e falou também sobre a árvore e os seus frutos. Em Lucas 6:43-45, Ele diz que uma árvore boa não pode dar frutos ruins, assim como uma árvore ruim não pode dar frutos bons. Você concorda com isso? Uma mangueira pode dar abacaxi? Ou um mamoeiro abacate? Pode nascer espinho em um pé de cupuaçu? Não! Conforme a árvore, assim será o seu fruto, certo?

Muito bem! E Jesus continua dizendo que: O homem bom, do seu bom tesouro tira o bem, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira o mal. O que isso tem a ver com a árvore? Se abacate dá abacate, manga dá manga, o homem que tem coisas boas em seu coração vai produzir boas ações e o que tem coisas más em seu coração vai produzir más ações. É simples!

Ninguém pode dar amor, se não tiver amor; não pode dar respeito, se não tiver respeito; não pode dar fidelidade, se não for fiel. Porque a boca fala daquilo que o coração está cheio.

Precisamos ter cuidado com as coisas que enchem o nosso coração. Se alimentamos o nosso coração com fofocas, notícias ruins, imoralidades, mentiras, estamos guardando um mau tesouro nas nossas vidas e, certamente, a nossa boca falará disso, nossas atitudes refletirão isso. A rebeldia, a grosseria, a maldade, são frutos desse mau tesouro.

Mas se enchemos o nosso coração com a Palavra, com os ensinamentos de Jesus, estamos guardando um bom tesouro que produzir bons frutos: obediência, mansidão, e todos os outros frutos do Espírito.

O texto de Provérbios 3:1-8 fala dos benefícios que temos quando guardamos em nosso coração os mandamentos do Senhor: teremos os nossos dias aumentados na terra; a benignidade e a fidelidade do Senhor sempre estarão conosco; acharemos graça diante de Deus e dos homens; Ele endireitará os nossos caminhos.

Alimente o seu coração com a melhor comida, que não falta nunca, que nos sustenta em todos os momentos e nos ajuda a dar os melhores frutos: a Palavra do Senhor!

Seja uma linda árvore frutífera, que dá frutos da melhor qualidade para o seu Pai Eterno e Maravilhoso, amém?


Helena Martins Daniel

Nenhum comentário: